(11)5908.6000
Notícias
Hospital Santa Rita conquista certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação

Instituição recordista em cirurgias bariátricas no Brasil – foram mais de 12 mil nos últimos anos – e líder também em cirurgias por vídeo, o Hospital Santa Rita, da cidade de São Paulo, acaba de receber certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A acreditação atesta a eficácia de seus processos, a excelência na execução dos mesmos e a segurança na assistência aos pacientes.

A certificação nível II da ONA é mais uma etapa relevante que o Santa Rita cumpre na busca de qualificação contínua de seus serviços. A instituição também é integrante do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, mantendo, inclusive, campanha para estimular o senso crítico dos pacientes quanto a seus próprios processos.

Além disso, adota o Protocolo Cirurgia Segura, conjunto de regras estabelecidas em consenso internacional comandado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de tornar as intervenções cirúrgicas mais seguras para pacientes em todo o planeta.

Com a certificação da Organização Nacional de Acreditação e sua política de posicionar a qualidade da atenção à saúde e a segurança do paciente como prioridades estratégicas, o Hospital Santa Rita mantém o foco de satisfazer as expectativas da comunidade, convênios, corpo clínico, fornecedores e colaboradores.

E aproveita para apresentar boas novidades: os cirurgiões já têm à disposição 4 racks HD de última geração, além de doze convencionais. E as operadoras de planos de saúde ganham, assim, em qualidade e resolubilidade da assistência.

“Saúde para nós é sinônimo de respeito, de compromisso. Não poupamos esforços para aperfeiçoar processos e garantir resultados importantes aos nossos pacientes e compradores de serviço”, afirma o diretor presidente do Hospital Santa Rita, Carlos Eduardo Lichtenberger. “A certificação da ONA vem ao encontro dessa mentalidade. É resultado do trabalho coletivo de médicos, funcionários e colaboradores. É o reconhecimento público da eficácia de nossos processos, desde a aquisição de materiais, de medicamentos, do gabarito de nossos fornecedores, da excelência de nossos protocolos, do alto nível de nossos profissionais e assim por diante. Recentemente, me submeti a uma cirurgia; o fiz aqui no Santa Rita. Minha família, meus filhos também utilizam o Santa Rita. Então, digo sem medo de errar: temos uma instituição de confiança, segura e com a marca da qualidade. Hoje em dia não basta dizer que faz bem; tem de provar que faz bem. A certificação da ONA é mais uma comprovação  disso”.

É importante ressaltar, por fim que dos 6 mil hospitais brasileiros, apenas um seleto grupo de 155, ou seja, 2,5%, são certificados pela ONA. O processo de certificação do Hospital Santa Rita durou somente quatro meses, resultado do empenho e comprometimento integral de corpo clínico e de funcionários com as metas de qualidade e segurança.

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de saúde.

É uma avaliação voluntária, periódica e reservada dos recursos institucionais de cada hospital (médicos, tecnológicos, administrativos, financeiros e assistenciais), para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.

Entre as vantagens de se introduzir essa nova metodologia estão a melhoria tanto do gerenciamento da unidade quanto da qualidade da assistência ao paciente, que passa a ser prestada com mais segurança e eficiência.

CONHEÇA A ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização não governamental caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de direito coletivo, com abrangência de atuação nacional.

Tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.

SANTA RITA

Fundado em 1924, no bairro de Vila Mariana, zona sul de São Paulo o Hospital Santa Rita é referência em intervenções cirúrgicas vídeolaparoscópicas (Cirurgia por Vídeo).  Seu centro cirúrgico conta com 13 salas e equipamentos de última geração, além de uma Sala Inteligente, totalmente equipada com tecnologia de ponta e que permite interatividade por meio de videoconferência.

Outro destaque do Hospital Santa Rita é o seu atendimento personalizado e acolhedor, totalmente voltado às necessidades dos seus pacientes.

Também conta com um Pronto Atendimento para o público adulto, assistindo a diversas especialidades médicas, de forma rápida e eficiente.

O Hospital Santa Rita atende a diversas operadoras e seguradoras de saúde. Com segurança, respeito e transparência, presta assistência de qualidade a valores acessíveis, consequência de sua visão cidadã de democratizar uma saúde de excelência.

Hospital Santa Rita

Rua Cubatão, 1190 - Vila Mariana

CEP 04013-004 - São Paulo - SP

Tel.: 11 - 5908.6000 - Fax: 11 - 5908.6098