Atendimento 24h

11

5908-6000

Atividade física deve ser gradual após recuperação da COVID-19

O Hospital Santa Rita destaca que antes de retomar a prática de alguma atividade física aqueles que superaram a COVID-19 devem passar por uma avaliação médica, sobretudo para investigar o coração. Inclusive, a Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomendam que o retorno aos exercícios deve ser gradual e com práticas de leve intensidade.

A principal recomendação é considerar qual foi a gravidade da doença. Procedimentos como eletrocardiograma e exames complementares são indicados, principalmente nas ocorrências moderadas e graves. Isso porque, segundo as entidades, lesões cardíacas foram encontradas em até 30% dos pacientes que foram hospitalizados. Além disso, o novo Coronavírus pode levar à miocardite, uma inflamação no tecido muscular do coração. A SMBEE e a SBC estimam que 10% dos internados por causa da COVID-19 apresentaram o quadro, que pode acarretar arritmia, insuficiência cardíaca e levar ao óbito.

Após a liberação médica, é indicado aguardar no mínimo 14 dias sem a manifestação de qualquer sintoma do vírus. Ao retomar as atividades, fique atento a sinais como palpitação, fadiga e falta de ar. Caso isso aconteça, informe o seu médico.

Diante do cenário atual, com o aumento do número de casos de COVID-19, a equipe do Hospital Santa Rita enfatiza a importância do uso de máscara, bem como reforçar as medidas de higiene e distanciamento social mesmo em locais abertos.

Fontes: Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…