Atendimento 24h

11

5908-6000

Câncer de colo do útero e vacina do HPV

Também conhecido como câncer cervical, o câncer do colo do útero está relacionado à infecção por alguns tipos do vírus HPV (Papilomavírus Humano). Na maioria das vezes, a infecção não causa doença, mas em alguns casos as células podem se alterar e evoluir para o câncer.  

A vacina contra o HPV é uma importante aliada para evitar a doença, e uma pesquisa realizada no Reino Unido, trouxe novos dados que comprovam sua eficácia: segundo o estudo, as taxas de desenvolvimento de câncer de colo do útero por quem recebeu a vacina aos 12 ou 13 anos são até 87% menores que nas não vacinadas. 

A pesquisa, que analisou dados de mulheres com idades entre 20 e 64 anos, coletados entre 2006 e 2019, mostrou ainda que, quando a vacina foi tomada entre os 14 e 16 anos, a redução foi de 62%, e de 34% com a aplicação do imunizante entre os 16 e 18 anos. Ou seja: quanto mais cedo as jovens tomarem a vacina, menor será o risco de terem câncer cervical. 

Embora a pesquisa tenha algumas limitações (já que ela acompanhou as mulheres por um período relativamente curto, de apenas 13 anos, e a incidência da doença é maior em mulheres mais velhas), os dados coletados comprovam que a vacina pode ser uma importante aliada na busca pela eliminação completa desse tipo de câncer. 

No Brasil, um dos maiores desafios ainda é educar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença. Segundo o Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), cerca de 25% das mulheres não sabem que o HPV é a principal causa do câncer de colo do útero. O exame preventivo (Papanicolau) é muito simples e rápido, e é fundamental para a detecção da doença. Quando o diagnóstico acontece na fase inicial, as chances de cura são de 100%. 

A cancerologia é uma das várias especialidades do Hospital Santa Rita, que conta com centro de diagnóstico e tratamento completos para pacientes oncológicos, em diferentes especificidades e especialidades. Saiba mais no nosso site

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…