Instituição reforça sua missão de acolher e cuidar de forma individualizada e empática
Seja uma pessoa com ou sem necessidades especiais, quem chega ao Hospital Santa Rita encontra uma equipe focada em oferecer um atendimento atencioso e individualizado. Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a instituição reforça seu compromisso diário com um serviço humano e empático.
“Temos trabalhado cada vez mais com nossas equipes a importância de um atendimento focado nas pessoas e não nas condições de saúde que as trazem até nós”, explica Celice Romero, gerente de Qualidade do Hospital. Ela destaca que, além do treinamento na integração de novos profissionais, há uma capacitação regular sobre atendimento humanizado.
Celice ainda ressalta que o atendimento preferencial é o mínimo que qualquer instituição deve oferecer. “Mais do que um totem que fornece aos pacientes a oportunidade de serem atendidos de forma preferencial, treinamos nossos recepcionistas e o Corpo Clínico para entenderem as necessidades dos pacientes e acompanhantes, transformando a experiência de atendimento em algo adequado para suas necessidades”, reforça.
Prova disso são os elogios deixados por pacientes ou familiares com algum tipo de necessidade especial. Confira abaixo mais mensagens recebidas por meio do canal de relacionamento e das redes sociais do hospital:

Conscientização e inclusão
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada anualmente em agosto, busca conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças, combatendo o preconceito e a discriminação.
No Santa Rita, a inclusão é um tema do dia a dia. Mensalmente, o Corpo Clínico se reúne para discutir e implementar novas ações de acolhimento. “Temos um objetivo de médio prazo de incluir a implantação de novas tecnologias, como o uso de Inteligência Artificial (IA), por exemplo, para melhorar ainda mais o atendimento a esse público”, explica Celice.
O compromisso do Hospital Santa Rita vai além do tratamento médico. É sobre garantir que cada pessoa, com suas particularidades, seja vista, ouvida e acolhida com o respeito e a dignidade que merece. Porque, para a instituição, o cuidado humanizado é a base de tudo.
Tecnologia e atendimento no Hospital Santa Rita
O Hospital Santa Rita já está utilizando inteligência artificial (IA) no atendimento aos pacientes do Pronto Atendimento e das unidades do Centro Médico, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide.
Trata-se de uma tecnologia que grava e transcreve a conversa entre médico e paciente. Ao final da consulta, o sistema consulta bancos de dados científicos e oferece suporte a diagnósticos e decisões médicas. A gravação é descartada logo em seguida.
A solução, que torna o Santa Rita pioneiro no uso dessa tecnologia, permite que os médicos ganhem agilidade e dediquem mais tempo da consulta para conversar com o paciente. Clique aqui para saber mais.
Exames e agendamentos
Nas unidades do Centro Médico, é possível realizar exames e fazer acompanhamento com médicos especialistas. Além disso, o pronto-socorro, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimentos de urgência.
Os agendamentos para consultas e exames podem ser feitos pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou pelo e-mail [email protected].
Endereços:
- Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
- Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8º andar, Bela Vista, São Paulo/SP