Atendimento 24h

11

5908-6000

Densitometria óssea ajuda a prevenir osteoporose

 De todos os problemas que a osteoporose causa, o pior é estar associada a pessoas da terceira idade e de só ser descoberta quando a doença já está avançada, quando ocorre uma fratura, por exemplo. Mas isso nem sempre é verdade.

 Por meio da densitometria óssea é possível avaliar e acompanhar a saúde dos ossos. Esse é o principal exame para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia. A osteopenia não é uma doença, mas uma condição clínica que sugere a perda gradual de massa óssea, levando à osteoporose. Digamos que é o alerta para a doença.

 O exame consegue detectar a redução da massa óssea de maneira precoce nos ossos que são mais afetados, como o fêmur, a coluna, o punho e pelve (quadril, sacro e cóccix). É um teste rápido e indolor. E, se for detectado alteração, o médico consegue indicar o melhor tratamento.

 A prevenção passa também por hábitos de vida – como tudo que está relacionado à saúde. Ter uma alimentação balanceada, exercitar-se, tomar sol e manter uma rotina de acompanhamento médico são atitudes indispensáveis para garantir um desenvolvimento saudável, inclusive dos ossos.

 Mulheres acima de 55 anos e que estão na menopausa têm mais risco de desenvolver a doença. Mas, os homens também são afetados. Por isso, fale com seu médico. Ele vai avaliar o momento certo de realizar o exame.


Fontes: Ministério da Saúde (www.portalms.saude.gov.br); Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (www.portalsbot.org.br)

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…