Atendimento 24h

11

5908-6000

Entenda e aprenda a combater a hipertensão arterial

A hipertensão arterial, conhecida popularmente apenas como pressão alta, se dá quando o paciente apresenta a pressão superior a 140×90 mmHg – ou 14×9. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), 25% da população do país sofre com a doença, sendo que, entre os adultos maiores de 60 anos, esse número sobe para 50%. A hipertensão também é a causa de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal no Brasil.

Algumas causas que levam à doença são o histórico familiar do paciente, obesidade, diabetes, uma dieta rica em sódio, tabagismo, abuso de álcool, excesso de gordura no sangue, sedentarismo e estresse.

Os principais sintomas da hipertensão arterial são dores na nuca, visão embaçada, cansaço, tontura, sangramento do nariz, náusea e vômito. Se não tratada de maneira rápida e eficiente, a doença pode trazer consequências sérias. Alguns riscos que pacientes com pressão alta apresentam:

-Insuficiência cardíaca

-Infarto do miocárdio

-Arritmias cardíacas

-Morte súbita

-Aneurismas

-Perda da visão

-Insuficiência renal crônica

-AVC isquêmico e hemorrágico

-Demência por micro infartos cerebrais

-Arteriosclerose

Diagnóstico e tratamentos

Apesar de ser uma doença silenciosa de diagnóstico difícil, existem exames específicos que podem ser requeridos para a detecção precoce da hipertensão. Além disso, visitas periódicas ao cardiologista – uma vez por ano para não portadores da doença, duas vezes ao ano para hipertensos – são fundamentais para o controle da pressão.

O tratamento pode ser feito com base em medicamentos prescritos, mas é importante adotar hábitos saudáveis como reduzir o sal dos alimentos, diminuir o álcool consumido, abandonar o tabagismo, exercitar-se com regularidade e controlar a gordura presente na corrente sanguínea.

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…