Atendimento 24h

11

5908-6000

Especial bariátrica: cuidados no pós-cirúrgico

Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, com melhora e até cura de algumas, como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, asma, diabetes e colesterol alto. Além disso, traz vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física.

Após a operação, entretanto, o paciente deverá seguir as recomendações da equipe multidisciplinar. Logo no início, a alimentação será somente com líquidos, passando para alimentos pastosos e finalmente retornando aos sólidos.  A duração da fase líquida é de 7 a 10 dias, permitindo-se então um progresso para dieta mais cremosa/pastosa e ao, redor dos 25/30 dias depois da cirurgia, acontece a transição para comida normal.

Os médicos alertam também que o tratamento é para sempre: tanto as restrições alimentares quanto a suplementação com vitaminas, daí a necessidade do atendimento multidisciplinar. 

Ou seja, as operações bariátricas, quando indicadas adequadamente, trazem vantagens que vão além do físico: une benefícios clínicos e qualidade de vida.


Fontes
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e MetabólicaMinistério da Saúde

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…