Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta cerca de 3% da população brasileira
Dor no corpo, principalmente na musculatura, fadiga, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e até mesmo alterações intestinais. Esses sintomas podem ser semelhantes aos de diversas outras doenças. Por isso, o diagnóstico da fibromialgia requer uma avaliação médica minuciosa.
O diagnóstico da doença, que afeta cerca de 3% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), é apenas clínico. Ou seja, não há exames complementares que confirmem ou excluam sua existência.
“A fibromialgia tem sintomas que podem ser confundidos com os de outras doenças, como a artrite, por exemplo. Por isso, para distingui-la de outras condições, é importante analisar a causa e fazer uma boa avaliação clínica para descartar outras enfermidades”, alerta o neurologista do Hospital Santa Rita, Dr. Flávio Key Miura.
De acordo com o médico, as pessoas que vivem com a doença sofrem preconceito exatamente pela falta de conhecimento sobre o assunto. Para desmistificar essas informações, o neurologista do Santa Rita respondeu algumas perguntas a seguir:
Quais são os principais sintomas da fibromialgia?
Dr. Flávio Key Miura – Dor em várias regiões do corpo, dor em pontos específicos da musculatura, alteração do sono (como insônia), depressão e/ou ansiedade, falhas de memória ou concentração e, em alguns casos, alterações no sistema intestinal.
Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?
Dr. Flávio Key Miura – Não existem exames laboratoriais específicos ou testes físicos definitivos para diagnosticar a doença. A fibromialgia tem sintomas que podem ser confundidos com os de outras doenças, como a artrite, por exemplo. Por isso, uma boa avaliação clínica pode descartar outras enfermidades.
A fibromialgia é uma doença psicológica?
Dr. Flávio Key Miura – O motivo pelo qual as pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No entanto, suspeita-se que ela seja provocada por fatores genéticos, neurológicos, psicológicos ou imunológicos.
A dor é um sintoma predominante na fibromialgia, por isso os pacientes relatam uma redução significativa na qualidade de vida e na capacidade de realizar atividades diárias comuns.
A fibromialgia é um tipo de artrite?
Dr. Flávio Key Miura – Não. Um dos grandes erros é as pessoas acharem que a fibromialgia é um tipo de artrite e, com isso, realizarem o tratamento inadequado. O mesmo vale para outras doenças com sintomas parecidos. A fibromialgia não causa nenhum tipo de inflamação ou dano aos músculos, tecidos, articulações ou órgãos, diferentemente de outras doenças reumáticas. O que pode ocorrer, porém, é que elas atuem de forma associada.
A fibromialgia tem cura?
Dr. Flávio Key Miura – Apesar de existirem vários tratamentos, a fibromialgia não tem cura. No entanto, recentemente, o FDA (Food and Drug Administration) autorizou o uso de comprimidos sublinguais de cloridrato de ciclobenzaprina para o tratamento de fibromialgia. O medicamento tem como alvo o sono não restaurador — causa fundamental da dor, da fadiga e da “névoa mental” na doença.
É a primeira nova terapia aprovada pela FDA para o tratamento da fibromialgia em mais de 15 anos. O FDA é a agência federal dos Estados Unidos responsável por regular a segurança e a qualidade de alimentos, medicamentos, cosméticos, dispositivos médicos e outros produtos, promovendo a saúde pública nos EUA.
Quem tem a doença pode praticar exercícios físicos?
Dr. Flávio Key Miura – A prática de atividade física pode ser uma grande aliada no tratamento, pois promove tanto o ganho de força muscular quanto o relaxamento do corpo. Isso alivia as dores e outros sintomas comuns.
Com o tratamento adequado, que envolve além dos medicamentos a prática de outras terapias, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida.
Pessoas com fibromialgia precisam fazer terapia psicológica?
Dr. Flávio Key Miura – O tratamento para pacientes com fibromialgia é realizado com uma equipe multidisciplinar. A terapia psicológica é indicada para que a pessoa aprenda a lidar com a fibromialgia e seus desafios.
Atendimento de excelência e acessível
No Hospital Santa Rita, os pacientes têm acesso a tecnologia de ponta para cuidar da saúde em diversas especialistas médicas. Além disso, o Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, oferecem atendimento de excelência e acessível (particular e convênios) para pessoas que desejam realizar o acompanhamento neurológico.
Agendamentos:
Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Endereços:
- Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
- Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP