Atendimento 24h

11

5908-6000

Hemoterapia, além da transfusão de sangue

A hemoterapia é mais um dos serviços oferecidos pelo Hospital Santa Rita. A especialidade trata de doenças e condições clínicas dos pacientes utilizando o sangue humano ou seus componentes, como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Nela, uma quantidade pré-determinada de sangue é coletada de uma pessoa e, após processamento e análise, é transfundido para outra, auxiliando no tratamento e melhora do paciente.

A transfusão é o método mais conhecido: trata-se da reposição de sangue que pode ser necessária durante procedimentos cirúrgicos. Mas a hemoterapia é muito mais abrangente e pode auxiliar no tratamento de várias doenças. Os mais frequentes são, de fato, aqueles voltados para o tratamento de problemas relacionados a situações com muita perda sanguínea, como em cirurgias e acidentes, mas alcança também doenças hematológicas, tais como a leucemia, anemia e linfomas.

O processo de hemoterapia segue o mesmo padrão de coleta de sangue, inclusive com a mesma qualidade técnica. Todo o procedimento é realizado conforme protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, que previnem complicações para o doador e contaminação para o receptor.


Fontes
Ministério da SaúdeAssociação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…