Atendimento 24h

11

5908-6000

Hospital Santa Rita troca descartáveis por materiais biodegradáveis

Atento às iniciativas sustentáveis, o Hospital Santa Rita desenvolveu um novo projeto para substituir materiais descartáveis (copos, pratos, talheres etc.) por plásticos oxibiodegradáveis. A ação foi conduzida pela equipe de nutrição da instituição e entrará em vigor neste mês.

“Isso gerará um impacto muito positivo porque vamos deixar de usar um material que prejudica o meio ambiente e usaremos um outro melhor”, conta Karina Peleias, coordenadora de nutrição do HSR.

O novo material – chamado de oxibiodegradável – contém um aditivo que faz seu processo de degradação ser acelerado por influência do oxigênio, luz e calor. Isso garante sua decomposição em até 18 meses diferentemente de plásticos mais comuns, que podem levar 400 anos para se degenerar.

A mudança também proporcionará maior economia ao Hospital Santa Rita, já que os biodegradáveis pesquisados são mais vantajosos financeiramente. “Vamos ganhar em dois lados: tanto em não prejudicar o meio ambiente quanto na economia”, pontua Karina.

Segundo Kátia Carvalho, supervisora de nutrição, a pesquisa do novo material a ser utilizado levou cerca de 15 dias. Além disso, já se enquadra às exigências da Organização Nacional de Acreditação (ONA), no qual o Hospital Santa Rita é certificado por sua gestão integrada e práticas de bem-estar dos pacientes.

Outro ponto a ser realizado será o descarte desses materiais por meio da coleta seletiva, evitando assim a contaminação do solo. A medida está diretamente ligada em assegurar a produção e consumo sustentável, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…