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Ligação Pós-Alta: conheça o protocolo do Santa Rita

Iniciativa que visa garantir a continuidade do tratamento e fortalecer vínculo com os pacientes

Para garantir a continuidade do tratamento e o bem-estar dos pacientes após a internação, o Santa Rita implementou em 2024 um protocolo de contato telefônico pós-alta, oferecendo suporte e acompanhamento personalizado. 

A iniciativa, que já realizou mais de 1.700 ligações desde janeiro do ano passado, tem como objetivo assegurar a continuidade do tratamento, esclarecer dúvidas e fortalecer a autonomia dos pacientes no autocuidado.

Baseado em estudos científicos que comprovam a eficácia do contato telefônico pós-alta, o protocolo prevê que a(o) enfermeira(o) que realizou o atendimento ao paciente durante a internação entre em contato em até 48 horas após a alta hospitalar. Durante a ligação, que pode durar alguns minutos, o profissional verifica a adesão ao tratamento que foi indicado, se o uso das medicações receitadas pelo cirurgião está sendo feito de forma correta, checa como está a cicatrização e como está o aspecto da ferida operatória, esclarece dúvidas e oferece orientações personalizadas. Em caso de necessidade, orienta a procura pelo Pronto Atendimento. O objetivo é garantir que o paciente se sinta seguro e amparado mesmo após deixar o Hospital.

 A enfermeira Wanderlaine Aparecida da Silva, da unidade de Internação, afirma que “o contato pós-alta esclarece as dúvidas do paciente, sendo possível dar continuidade ao tratamento de forma segura”. A enfermeira Larissa Santos Andrade, integrante do projeto, garante que a iniciativa “fortalece o vínculo com nossos pacientes. Temos feedback positivo deles, que se sentem acolhidos com o tratamento humanizado”. A enfermeira Delimania Silva Amorin reafirma: “o contato pós-alta aproxima os pacientes, que percebem a nossa preocupação com seu bem-estar”. 

A iniciativa tem apresentado bons resultados no que tange as orientações de enfermagem. Além disso, os pacientes têm demonstrado grande satisfação com o protocolo, relatando que se sentem bem acolhidos e cuidados.

“Muitos pacientes ficam positivamente surpresos com o contato da enfermeira. Isso reforça o compromisso do nosso hospital com o Modelo Assistencial que estamos implantando, tendo o Cuidado Centrado no Paciente e Família como foco central”, destaca Seonio Lima, gerente de Enfermagem. 

O sucesso do protocolo é resultado do trabalho iniciado há um ano e meio, com a valorização da equipe de enfermagem, que está sempre engajada no acolhimento e na humanização.

Pronto Atendimento 24 horas

Além do cuidado contínuo oferecido pelo protocolo de ligação pós-alta, o Hospital Santa Rita conta com uma estrutura completa de atendimento. O Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do Metrô Ana Rosa, está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Já o Centro Médico de Especialidades oferece exames clínicos, check-ups completos e exames pré-operatórios, com uma estrutura que garante qualidade e agilidade no atendimento. 

Para agendar sua consulta ou exame, entre em contato pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected]

Endereços: 

  • Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô) 
  • Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP
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