Atendimento 24h

11

5908-6000

Mpox: você sabe o que é?

Na semana passada, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a Mpox como emergência em saúde mundial. Segundo dados do governo estadual, de janeiro a julho deste ano foram confirmados mais de 300 casos da doença em São Paulo. Detalhamos agora o que é a Mpox, como você pode preveni-la e, caso contraia, como se cuidar.   

A Mpox é uma doença infecciosa transmitida pelo vírus Monkeypox, por meio do contato direto pessoa a pessoa, seja via lesões de pele, fluidos corporais, saliva e exposição próxima e prolongada a gotículas respiratórias. Ela causa erupções cutâneas e lesões na pele e, para seu diagnóstico, é necessário teste feito em laboratório, pela secreção das lesões ou das crostas. Entre os sintomas da doença estão linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza.

O tempo de intervalo entre o contato com o vírus e o início da sua manifestação é entre 3 a 16 dias. Já as lesões podem ser planas ou com relevo, com líquido claro ou amarelado, podendo aparecer em qualquer parte do corpo. Para se prevenir, é fundamental evitar o contato com pessoas infectadas ou com suspeita da doença. Importante também não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, lençóis e escovas de dentes. A lavagem das mãos com regularidade e higienização regular de seus itens de uso diário são fundamentais.

A Mpox tende a ser leve e, geralmente, os pacientes acometidos por ela se recuperam sem tratamento específico. Importante que repousem e mantenham-se hidratados e medicados para alívio dos sintomas, como dor e febre. (Médico responsável Dr. Domingos C. H. Junior – CRM 39845)

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…