Atendimento 24h

11

5908-6000

Novembro Azul: prevenindo o câncer de próstata

Até o fim de 2018, mais de 68 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata, segundo dados do Instituto do Câncer (Inca). É para prevenir novos casos e também para fazer um diagnóstico precoce, garantindo um tratamento de qualidade, que existe o Novembro Azul. A campanha, assim como acontece com o Outubro Rosa, é uma forma de alertar os homens sobre a importância dos exames de prevenção.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens. A questão é que na fase inicial, quando as chances de cura beiram 90%, não há sintomas. Daí a importância do diagnóstico precoce.

Dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen podem ser sinais de que a doença já se encontra em estágio avançado.

A Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, é muito pequena e se assemelha a uma castanha. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função é produzir o esperma juntamente com as vesículas seminais.

Prevenção

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Fatores de risco

Histórico familiar de câncer de próstata, cor da pele negra e obesidade são fatores de risco. Mas, ainda que você não faça parte desses grupos, é importante a realização anual dos exames a partir dos 50 anos. Aproveite o mês e consulte seu urologista.

Fontes

Ministério da Saúde (www.portalms.saude. gov.br); Sociedade Brasileira de Urologia (www.portaldaurologia.org.br) e Instituto Nacional do Câncer (www.inca.gov.br)

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…