Novembro Azul: saúde masculina deve ser prioridade

Campanha global reforça conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem

Todos os anos, em novembro, mobilizações globais visam conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina, com foco especial na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para os especialistas do Hospital Santa Rita a saúde do homem precisa deixar de ser um tabu e se tornar uma prioridade.

Historicamente, muitos homens evitam consultas médicas e exames preventivos, buscando ajuda profissional apenas quando os sintomas se tornam urgentes. Essa atitude pode ter consequências sérias, pois diversas doenças, incluindo o câncer, se desenvolvem de forma silenciosa. A detecção tardia reduz drasticamente as chances de cura.

“O câncer de próstata, por exemplo, na maioria dos casos é assintomático, mas pode estar associado a sintomas urinários, como jato fraco, dificuldade de esvaziamento vesical, aumento da frequência urinária, sangramento na urina, entre outros”, explica o médico Urologista do Santa Rita, Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete.

Vale ressaltar que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e a alta taxa de mortalidade está frequentemente ligada ao diagnóstico tardio.

Segundo o urologista, entre as doenças mais comuns do trato geniturinário masculino (órgãos genitais e urinários) estão os cânceres de próstata, bexiga e rim. “O que contribui para que essas doenças sejam as mais comuns são diversos fatores e, entre eles, estão principalmente as causas genéticas, hábitos de vida e idade”, completa.

Câncer de Próstata

A doença é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. No entanto, homens a partir dos 50 anos (ou mais) devem realizar anualmente o exame de rastreamento com toque retal (conhecido como exame de toque) e o PSA (Antígeno Prostático Específico), avaliado por exame de sangue simples).

“Diagnosticado o câncer, o tratamento varia de acordo com o estágio da doença. Pode ser realizado desde o tratamento cirúrgico, radioterapia, bloqueio hormonal e, em casos específicos, quimioterapia”, explica o médico.

Câncer de Rim

Também conhecido como neoplasia renal, este tipo de câncer representa aproximadamente 3% das doenças malignas na população adulta. O médico alerta sobre a importância da detecção precoce e a necessidade de observar sinais e sintomas.

Apesar de ser assintomática nas fases iniciais, a neoplasia renal pode apresentar uma tríade clássica de sintomas em estágios mais avançados, que são:

  • Dor lombar.
  • Hematúria (presença de sangue na urina, que pode ser visível ou detectada apenas em exames laboratoriais).
  • Massa abdominal palpável.

Quer saber mais? Acesse o conteúdo sobre este tema disponível aqui no nosso blog.

Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga é o décimo mais comum no mundo. Existem diferentes tipos, classificados com base no tipo de células onde o câncer começa. “Essa neoplasia tem como principal sintoma o sangramento na urina. Outros sintomas menos comuns podem envolver dor ao urinar e aumento da frequência urinária”, explica o urologista. A detecção é feita por meio de exames de urina e de imagem e, assim como todas as doenças, o tratamento é individualizado.

Saúde e hábitos saudáveis

Adotar um estilo de vida saudável pode reduzir os riscos de desenvolver câncer e diversas outras doenças. Alguns hábitos cruciais que contribuem para manter o corpo saudável e fortalecer o sistema imunológico são:

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e fibras.
  • Limitar ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Evitar o uso de qualquer produto derivado do tabaco.
  • Praticar exercícios físicos regularmente.
  • Fazer o acompanhamento médico de rotina.

Procure o médico anualmente

O hábito de realizar “check-ups” preventivos não é uma atitude comum entre os homens, o que facilita a evolução de doenças que poderiam ser evitadas. A prevenção a partir de um acompanhamento médico de forma rotineira e a identificação precoce de doenças aumentam significativamente as chances de um tratamento eficaz e de cura.

Nas unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, é possível realizar exames ou fazer o acompanhamento médico especializado. O Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, também está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimentos de urgência.

Agendamentos

Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelo telefone: (11) 5908-6000, ou ainda pelo e-mail [email protected]. Os agendamentos de Endoscopia devem ser feitos pelo telefone: (11) 3184-1080.

Endereços

  • Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
  • Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP

Compartilhe este post

Últimos artigos