Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos pacientes e seguidores do hospital no Instagram
O blog e as redes sociais do Hospital Santa Rita estreiam hoje a série “Pergunte ao Especialista”, uma oportunidade para nossos pacientes e seguidores do Instagram terem suas dúvidas respondidas por membros do nosso Corpo Clínico. Na estreia desta seção, o médico urologista Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete responde às principais dúvidas dentro dessa especialidade médica.
Embora a nossa série seja uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas gerais, é fundamental ressaltar que ela não substitui a consulta médica. Somente um profissional de saúde, após uma avaliação individual e detalhada, pode responder a questionamentos mais específicos, realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada paciente. A interação nas redes sociais visa apenas oferecer informações e aproximar você de nossos especialistas, mas a sua saúde merece e precisa da atenção completa de uma consulta.
O urologista do Santa Rita ressalta a importância de procurar um médico com regularidade. “Cada vez mais, a incidência de doenças do aparelho urinário masculino e feminino e do reprodutor masculino está aumentando. Por isso, a consulta com o urologista é muito importante. Existe também a questão do preconceito e a gente precisa se lembrar que a maioria das doenças, quando descobertas precocemente, são tratáveis. Não deixe de procurar seu urologista, as consultas de rotina são importantíssimas”, ressalta.
Confira a seguir as perguntas e respostas para as dúvidas dos seguidores do Instagram!
– Existe uma idade ideal para procurar um urologista?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – Não existe uma idade que consideramos padrão para uma primeira consulta. Depende muito da queixa do paciente, seja ela uma queixa urinária ou do sistema reprodutor, lembrando que o urologista trata não apenas o sistema urinário masculino e feminino, mas todo o sistema reprodutor masculino. Obviamente, se a gente tem um paciente com histórico familiar de cálculos ou neoplasias do sistema urinário, isso faz com que a gente tenha consultas mais precoces. Mas, de maneira geral, não existe uma idade que a gente taxe como padrão para uma primeira consulta.
– Qual é a idade que a fertilidade masculina costuma cair?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – O homem pode ser reprodutivo ao longo de toda a vida. Basta ter uma alimentação saudável, um estilo de vida saudável e praticar esportes regularmente que os níveis de fertilidade tendem a se prolongar por bastante tempo. Então, não há uma idade específica para que isso decline; depende muito mais dos fatores externos.
– Dor ou ardência para urinar é infecção urinária?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – Nem sempre ardência ao urinar é infecção urinária. Nós temos outros sintomas associados: alteração da coloração, alteração do cheiro da urina e, às vezes, até mesmo sangramento podem representar infecção urinária. Mas é importante consultar porque existem outras patologias, como neoplasias com cálculos urinários, que podem mimetizar uma infecção urinária e, às vezes, ser um problema um pouco mais grave. É sempre importante buscar auxílio médico quando tiver sintomas urinários.
– Preciso passar com urologista todos os anos?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – Não é necessário, mas obviamente temos diversos fatores que influenciam nessa decisão. Homens a partir de 45 ou 50 anos, com histórico familiar de câncer de próstata ou sintomas urinários, o acompanhamento é um pouco mais curto. Então, a gente pede consultas semestrais ou anuais. Mas, sem sintomas e com uma rotina urológica recente que demonstre que está tudo bem, é possível espaçar as consultas para a cada 2 anos ou até mais, mas tudo vai depender do histórico do paciente.
– Como evitar cálculo renal (pedras nos rins)?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Como medidas gerais, para a população em geral, a gente pede o aumento da ingestão hídrica e a diminuição no consumo de sódio. E lembrando que sódio não é só sal, né? São os embutidos, o salame, o presunto, a mortadela; todos esses alimentos devem ser diminuídos, mas isso são medidas gerais. Além disso, temos também algo que é muito importante na litíase urinária, nos cálculos renais, que é o histórico familiar. Então, pacientes que têm histórico familiar positivo precisam de um acompanhamento mais curto com o urologista. Às vezes, pedimos alguns exames para que a gente consiga detalhar e entender o porquê da formação desses cálculos. Mas, como medidas gerais, aumentar a ingestão hídrica, diminuir o sódio, e se esses cálculos forem de repetição, deve-se procurar um urologista para investigar o que está acontecendo e se podemos melhorar em mais alguma coisa.
– Como é uma consulta com urologista?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – A consulta com o urologista é, geralmente, direcionada à queixa do paciente. Quando o paciente chega com uma queixa específica, o urologista vai investigar e entender o porquê de aquilo estar acontecendo. Mas, obviamente, existem as rotinas urológicas também. E, na rotina urológica, o urologista vai investigar a parte renal, a parte da bexiga, dos ureteres e a parte reprodutiva do homem. A gente tem que sempre lembrar que na rotina, o urologista vai investigar o que ele cuida. E a sua área cuida do quê? Cuida basicamente do sistema urinário masculino e feminino e, também, do sistema reprodutor masculino.
– A vasectomia é reversível?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – A vasectomia é reversível, mas temos os testes de patência (exames para avaliar o fluxo e a função de órgãos e vias urinárias, como a uretra e os vasos sanguíneos penianos), e os estudos mostram que, com o passar do tempo, os resultados são piores. A cirurgia de vasectomia dura em média 20 a 30 minutos, é uma cirurgia simples, rápida de fazer. Já a cirurgia de reversão de vasectomia é um pouco mais complexa, mais demorada, e os resultados não são tão bons assim. A gente sabe que até 5 anos pós-vasectomia, os resultados são satisfatórios. A partir do 10º, 15º ano depois da cirurgia, a reversão de vasectomia se torna mais complicada. Então, ela é possível, mas com o passar do tempo os resultados são piores.
– Quais exames o urologista costuma pedir?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – Geralmente, na rotina urológica, quando o paciente chega sem queixas ao consultório, apenas pedimos para fazer uma rotina. Pedimos o ultrassom de rins e vias urinárias. Para os homens, ultrassom de próstata, função renal, que são creatinina e ureia. Para homens também pedimos PSA. Também pedimos exame de urina (urocultura e urina 1), para a gente ver quadros de infecções. Esses são os exames mais básicos, mas aí a gente pode aprofundar a partir dos resultados desses exames, que são basicamente a triagem.
– Mesmo que eu não tenha nenhum familiar com câncer de próstata, preciso me consultar com regularidade?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – Sim, porque o câncer de próstata tem uma prevalência maior com a idade. Apesar de ser mais frequente na população com histórico familiar positivo, toda a população precisa fazer uma consulta regular com o urologista. A Sociedade Brasileira de Urologia preconiza algumas datas para começarmos o rastreio do câncer de próstata. Na população caucasiana, sem histórico familiar de câncer, a gente começa o rastreio aos 50 anos. Na população negra, também sem histórico familiar, a gente começa o rastreio aos 45 anos. Em ambos os casos, se houver histórico familiar, a gente começa o início do rastreio 5 anos antes, ou seja, aos 45 anos na população caucasiana e aos 40 na população negra.
– Qual a quantidade ideal de ingestão de água por dia?
Dr. Gustavo Marcelo Caleffi Ariete – Geralmente, a ingestão ideal de água para um adulto gira em torno de 2 a 3 litros por dia. Isso varia muito também, mas em média o ideal é 2 litros por dia.
Gostou da nossa nova série? Então fique ligado: todos os meses, a caixinha de perguntas do Instagram vai convidar você para enviar suas dúvidas aos nossos médicos!
Você também poderá ver (e rever) todas as entrevistas da série no YouTube do Santa Rita.
Pronto Atendimento e Centro Médico do Santa Rita
O Pronto Atendimento do Santa Rita, acessado direto pela entrada principal do hospital, tem localização privilegiada a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimentos de urgência.
Os ambulatórios do Centro Médico, localizados na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, oferecem atendimento de excelência e acessível a todos em diversas especialidades, como Urologia, Cardiologia Clínica e Cirúrgica, Ortopedia, Cirurgia Bariátrica, Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica, entre outras.
Agendamentos
Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Endereços:
- Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
- Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP