Atendimento 24h

11

5908-6000

Possibilidade de reinfecção por COVID-19 é comprovada

Recentemente, pesquisadores de Hong Kong confirmaram que um paciente foi reinfectado pelo novo Coronavírus quatro meses após ter se recuperado da COVID-19. Isso confirma a suspeita levantada pela comunidade médica e científica desde o início da pandemia. Contudo, o Hospital Santa Rita reforça que a descoberta não é motivo para pânico.

Os pesquisadores chegaram à conclusão após compararem as amostras do SARS-CoV-2 no organismo do paciente e notarem uma variação no material genérico. Ou seja, houve uma nova infecção causada por outra cepa do vírus. Apesar disso, a mutação não torna o novo Coronavírus mais perigoso. Apenas reforça a possibilidade de que a imunidade à COVID-19 tem um prazo de validade curto.

Ainda assim, novos estudos devem ser conduzidos para verificar se a resposta imune será a mesma para a maior parte da população. Inclusive, especula-se que a eventual vacina contra à doença necessite de doses de reforço para garantir a imunidade. Porém, essa hipótese só poderá ser confirmada após a descoberta de uma vacina segura e eficaz.

Enquanto isso, o Hospital Santa Rita destaca que a população não deve relaxar as medidas de higiene e evitar aglomerações, mesmo aqueles que estão recuperados da COVID-19.

Fonte: Clinical Infectious Diseases

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…