Atendimento 24h

11

5908-6000

Proteja o seu coração: prevenção e cuidados para uma vida saudável

As doenças cardiovasculares (DCVs) são uma realidade que impacta na saúde de milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, elas configuram como as principais causas de mortes. Para ser ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, ocorrem cerca de mil óbitos por dia no País. Essa informação é da plataforma Cardiômetro, que atualiza em tempo real esses registros.  
 
As DCVs afetam o coração e os vasos sanguíneos, além de serem enfermidades silenciosas e que podem se tornar graves se não detectadas precocemente e tratadas.  As mais comuns são a doença arterial coronariana, que pode acarretar em infarto; a cerebrovascular, que pode ocasionar o Acidente Vascular Cerebral (AVC); a cardiopatia hipertensiva, decorrente da pressão arterial alta; e a cardiomiopatia.
 
Existem diferentes fatores de risco que aumentam significativamente as chances de doença cardiovascular. Alguns deles, infelizmente, não temos controle, como a idade e o histórico familiar, porém a boa notícia é que para os demais podemos dar uma atenção especial. Eles estão diretamente ligados ao nosso estilo de vida. Confira alguns:
 
1.    Dieta balanceada
Ingerir frutas, verduras e legumes diariamente diminui em 30% as chances de infarto.*
2.    Atividade física 
Praticar exercícios físicos regularmente reduz em 14% os riscos de um ataque cardíaco.*
3.    Tabagismo
Fumar aumenta em 30% o risco de ter um ataque cardíaco.*
4.    Estresse
Estresse elevado provoca aumento de atividade do sistema nervoso e pode elevar a pressão arterial e o colesterol e ser gatilho para fumo e alimentação excessivos.
 
Além disso, outros fatores merecem atenção e devem ser acompanhados de perto. Quem tem pressão alta, colesterol alterado e diabetes, deve sempre tratar as condições com a ajuda de um médico. Existem medicações que podem ajudar e prevenir o agravamento das doenças. 
 
Consultar-se com um médico regularmente ajuda a prevenir e detectar precocemente boa parte dessas enfermidades. Faça check-ups da sua saúde com regularidade e fique atento aos sintomas que podem indicar que algo não está bem com o coração, como falta de ar e cansaço excessivo, dores no peito, pés e tornozelos inchados, batimento cardíaco rápido, lento ou irregular e desmaios.
 
Em casos de urgência e emergência, o Hospital Santa Rita está preparado para o atendimento de pacientes com problemas cardiovasculares. Temos um setor de cardiologia moderno com corpo clínico especializado para tratar os casos de nossos pacientes internados de todas as complexidades. 
 
*Dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…