Atendimento 24h

11

5908-6000

Qual a diferença entre radioterapia e quimioterapia?

O Hospital Santa Rita tem um centro completo para diagnóstico e cuidado de diferentes tipos de câncer. Quando o setor de oncologia identifica a doença em um paciente, a equipe médica responsável define se o tratamento será por quimioterapia ou radioterapia. A escolha depende das características do câncer e do organismo de cada pessoa. De maneira resumida, podemos definir as duas formas de tratamento dessa forma:

– Radioterapia: a técnica utiliza radiações ionizantes, como o raio x, para destruir um tumor ou impedir o seu crescimento. A aplicação é indolor e pode ser utilizada em combinação com a quimioterapia e outros tratamentos.

– Quimioterapia: determinados medicamentos são utilizados para destruir as células cancerígenas. Esses agentes químicos se misturam com o sangue e percorrem o corpo para tentar impedir que o câncer se espalhe para outros órgãos.

A radioterapia pode ser aplicada de forma externa por um aparelho direcionado ao local do tumor. Geralmente as sessões são diárias. Outra forma é a braquiterapia, que consiste em emitir radiação por meio de um aparelho em contato com a região do tumor. A técnica precisa ser realizada em ambulatório de uma a duas vezes por semana.

Já a quimioterapia pode ser administrada de várias formas, sendo a intravenosa a mais comum. A medicação é aplicada por injeção diretamente na veia ou por meio de um cateter. Outras maneiras são via oral, intramuscular, subcutânea, pela espinha dorsal ou sobre a pele ou mucosa.

Os pacientes do Hospital Santa Rita contam com uma equipe altamente capacitada para acompanhar a evolução do início ao fim do tratamento. Atuamos de forma multidisciplinar e integrada para fornecer o melhor desfecho clínico.

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…