Geriatra do Hospital Santa Rita explica como manter o cérebro ativo e prevenir doenças
O envelhecimento é um processo natural da vida e, para que essa fase seja vivida plenamente, a saúde mental deve ser tratada com a mesma prioridade que a saúde física. Afinal, corpo e mente caminham juntos: uma mente resiliente ajuda a enfrentar os desafios biológicos, enquanto um corpo ativo sustenta o bem-estar emocional.
Neste mês, marcado pela campanha Janeiro Branco, o Hospital Santa Rita se une ao movimento que convida a sociedade a colocar a saúde mental no centro das prioridades. A campanha nos lembra que é hora de refletir sobre o que sentimos, o que pensamos e como lidamos com os desafios do cotidiano.
No que diz respeito aos idosos, o Janeiro Branco é o momento ideal para refletir sobre como as dificuldades físicas, as mudanças na rotina e a necessidade de apoio em tarefas simples podem provocar emoções diversas.
Segundo o geriatra do Hospital Santa Rita, Dr. Fabiano de Almeida Rocha, manter o cérebro engajado é uma das melhores formas de prevenir o declínio cognitivo — que pode levar a doenças como o Alzheimer — e evitar quadros de depressão e ansiedade.
“Muitas vezes, as limitações físicas podem desencadear sentimentos e sensações desafiadoras para o corpo e para a mente”, explica o médico. Por isso, ele alerta para a importância de observar sinais como:
– Choro recorrente.
– Tristeza sem motivo aparente.
– Negligência com a higiene pessoal.
– Irritabilidade.
– Mudanças repentinas de humor.
– Preocupação excessiva com doenças.
– Desânimo ou vontade de permanecer na cama o dia todo.
“Ao perceber que algo fora do comum está acontecendo com o idoso, é essencial agir. Medidas simples são fundamentais, como auxiliar na criação de uma rotina saudável, incentivar a prática de hobbies e promover o contato social com amigos e familiares”, exemplifica o médico.
O geriatra ainda ressalta a importância de construir, ao longo da vida, uma “reserva cognitiva”. “Cuidar da saúde mental precocemente é essencial para chegar à velhice com qualidade”, afirma.
Dicas para manter o equilíbrio entre corpo e mente
-
- Atividades cognitivas: leitura, jogos de estratégia (como xadrez ou palavras-cruzadas), aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical estimulam a neuroplasticidade.
-
- Interação social: o isolamento é um dos maiores inimigos do idoso. Manter vínculos sociais e participar de grupos de convivência ajuda a combater a depressão e proporciona senso de propósito.
-
- Atividade física: exercícios como caminhadas leves e hidroginástica são fundamentais para a liberação de endorfina.
-
- Higiene do sono: dormir bem é essencial para a consolidação da memória e a regulação do humor.
-
- Check-up emocional: não hesite em apoiar a pessoa idosa a busca por ajuda psicológica.
Saúde mental de janeiro a janeiro
Embora a campanha Janeiro Branco dê o pontapé inicial nas reflexões, o cuidado com a mente não tem data de validade. Trata-se de um compromisso que deve ser renovado todos os meses, garantindo que pessoas de todas as idades tenham suporte emocional contínuo.
Lembre-se: cuidar da mente é garantir que os anos à frente sejam vividos com dignidade, alegria e lucidez!
Hospital Santa Rita
Nas unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, é possível fazer o acompanhamento médico em diversas especialidades, além de realizar exames clínicos, check-ups completos e exames pré-operatórios, com uma estrutura que garante qualidade e agilidade.
Além do acompanhamento médico especializado, os pacientes do Hospital também têm à disposição, 24 horas por dia, 7 dias por semana, seu Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do Metrô Ana Rosa.
Agendamentos
Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelo telefone: (11) 5908-6000, ou ainda pelo e-mail [email protected]. Os agendamentos de Endoscopia devem ser feitos pelo telefone: (11) 3184-1080.
Endereços:
• Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
• Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP
