De acordo com o INCA, doença está entre os 10 tipos mais comuns de câncer entre os brasileiros
O câncer de boca, também conhecido como câncer de cavidade oral, está entre os dez mais comuns no Brasil segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), especialmente na população masculina. Por isso, durante a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, o Hospital Santa Rita reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Esse tipo de tumor afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (também conhecido como palato), língua e a região embaixo da língua. Trata-se do quinto tumor mais frequente entre os homens no Brasil e, na maior parte dos casos, é diagnosticado em estágios avançados.
“A doença é altamente evitável e, quando diagnosticada precocemente, apresenta elevadas taxas de cura. Ela pode surgir como uma afta (pequena úlcera) que não desaparece em um tempo comum para cicatrização desse tipo de machucado, que é até 7 dias”, explica a dentista e cirurgião bucomaxilofacial do Hospital Santa Rita, Dra. Iara Comenale.
Fatores de risco e prevenção
De acordo com a dentista, o desenvolvimento do câncer bucal está intimamente ligado a fatores de risco modificáveis, o que ressalta a relevância das medidas preventivas. Veja a seguir os principais fatores de risco e estratégias de prevenção.
Fator de risco principal ➡ Estratégia de prevenção
Tabagismo (em todas as suas formas: cigarro, charuto, narguilé) ➡ Evitar o uso de qualquer produto derivado do tabaco.
Consumo de álcool (especialmente associado ao tabaco) ➡ Limitar ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Exposição solar excessiva sem proteção ➡ Utilizar protetor labial com filtro solar (FPS).
Infecção pelo Vírus HPV ➡ Vacinação contra o HPV e uso de preservativo na prática do sexo oral.
Má higiene bucal e próteses desajustadas ➡ Realizar higiene bucal completa e manter acompanhamento odontológico para ajustes de próteses.
Dieta pobre em frutas e vegetais ➡ Manter uma alimentação rica e variada em vitaminas e minerais.
“O diagnóstico tardio é o principal desafio no combate ao câncer de boca, pois reduz as chances de sucesso no tratamento. Por isso, é fundamental realizar o autoexame bucal e procurar um profissional de saúde ao identificar qualquer alteração persistente, como uma afta ou mesmo um dente quebrado”, explica a Dra. Iara.
De acordo com a dentista, é preciso ficar atento às seguintes condições:
- Lesões (feridas ou aftas/úlceras) que não cicatrizam em um período superior a 7 dias, podendo apresentar sangramento ou crescimento.
- Manchas ou placas de coloração vermelha ou esbranquiçada na língua, gengiva, céu da boca ou parte interna das bochechas.
- Nódulos (caroços) ou inchaços nos lábios, boca ou pescoço.
- Rouquidão persistente sem causa aparente.
Em estágios mais avançados, o paciente pode apresentar dificuldade para mastigar, engolir ou falar, além de sensação de que há algo preso na garganta e perda de peso. Na fase inicial, a doença é geralmente indolor. A recomendação é a realização de um exame por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.
“A prevenção e o diagnóstico precoce são as ferramentas mais eficazes para o controle do câncer bucal, garantindo um tratamento menos invasivo e uma melhor qualidade de vida”, ressalta a dentista.
Tratamento
Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico, tanto para lesões menores quanto para tumores maiores. A cirurgia consiste na retirada da área afetada pelo tumor para envio para biopsia e algum tipo de reconstrução, quando necessário.
“Em lesões mais simples, muitas vezes é necessário apenas retirar a lesão, já em casos mais complexos, além do tratamento cirúrgico, é preciso realizar radioterapia para complementar o tratamento”, explica. Em todas as etapas do tratamento é importante a participação de vários profissionais de saúde, visando prevenir complicações e sequelas.
Hospital Santa Rita
No Hospital Santa Rita, a especialidade de cirurgia bucomaxilofacial abrange o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de doenças e deformidades da cavidade oral, mandíbula e face. A instituição ainda conta com uma ampla lista de especialidades, oferecendo atendimento contínuo com uma equipe médica experiente e preparada para garantir assistência qualificada e humanizada 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agendamentos
Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelo telefone: (11) 5908-6000, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Endereços
- Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
- Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP
