Atendimento 24h

11

5908-6000

Terapias contra o câncer realizadas no HSR

No Hospital Santa Rita, o serviço de cancerologia tem estrutura para radioterapia e quimioterapia para os pacientes que recebem indicação desses tratamentos.

A quimioterapia utiliza medicamentos que, ao serem absorvidos pelo sangue, circulam por todo o corpo para destruir as células doentes e também para impedir que elas se espalhem. Existem medicamentos de administração oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea ou tópica (sobre a pele). Uma forma menos comum é a intratecal (pela espinha dorsal). O tratamento é ambulatorial, quando o paciente visita o hospital para receber a medicação ou pode ser necessária sua internação. O tratamento não causa dor, mas provoca desconforto, sensação de ardência, coceira e aparecimento de placas avermelhadas na pele.

Além disso, a quimioterapia causa queda total ou parcial do cabelo durante o tratamento, por isso muitas pessoas preferem cortá-lo antes. Podem acontecer também mudanças no funcionamento digestivo (prisão de ventre, diarreia, enjoo e vômito) e outros sintomas como sangramento na gengiva, manchas na pele e cansaço causado por anemia. As reações adversas devem ser comunicadas o quanto antes para a equipe médica.

Já na radioterapia, utilizam-se as radiações ionizantes, como é o caso do raio-X, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. A radioterapia tem dois métodos diferentes de aplicação. Na externa ou teleterapia, a radiação é emitida por um aparelho, afastado do paciente, na direção do local a ser tratado. Geralmente, as aplicações são diárias. Na braquiterapia, o médico coloca aplicadores em contato com o local a ser tratado, e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. Nesse caso as aplicações ocorrem uma ou duas vezes por semana, com possibilidade de anestesia.

As radiações não são vistas e o paciente não sente nada durante a aplicação. Cada pessoa reage de uma forma e os efeitos colaterais variam conforme a parte do corpo que está sendo tratada. São comuns as reações na pele, que pode ficar ressecada, escura ou avermelhada e com feridas.

O nosso serviço de cancerologia é multidisciplinar e está disponível com todo o suporte necessário para quem passa por radioterapia ou quimioterapia.

Para saber mais: https://www.inca.gov.br/tratamento

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…