Trombose: conheça os sinais e proteja sua saúde

No Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, Hospital Santa Rita faz um alerta à população

Você já pode ter ouvido falar sobre a trombose, uma condição médica séria que ocorre quando um coágulo de sangue (chamado de trombo) se forma em uma ou mais veias profundas do corpo, geralmente nas pernas.

Conhecida como trombose venosa profunda, representa uma condição extremamente perigosa. “Nos casos em que o coágulo se solta, a possibilidade de “viajar” pela corrente sanguínea e se alojar nos pulmões causa uma embolia pulmonar, que é uma emergência médica com risco de morte”, explica o médico cirurgião vascular do Hospital Santa Rita, dr. Eduardo Carpentieri.

Sinais e sintomas

Os sintomas da trombose podem variar e, em alguns casos, não se manifestam. No entanto, é importante estar atento aos seguintes sinais:

  • Dor ou sensibilidade na perna, que pode ser sentida como uma cãibra ou dor muscular.
  • Inchaço na perna, tornozelo ou pé, geralmente em apenas um lado do corpo.
  • Vermelhidão ou alteração de cor na pele da perna afetada.
  • Sensação de calor na área inchada ou dolorida.

Se você suspeitar de uma trombose, procure atendimento médico imediatamente. A ação rápida pode salvar sua vida.

Fatores de risco e como evitar

“A trombose pode afetar qualquer pessoa, mas alguns fatores aumentam o risco de desenvolvê-la”, reforça o médico. Adotar hábitos saudáveis pode ajudar a reduzir as chances de a doença se manifestar. Confira algumas dicas do cirurgião vascular do Hospital Santa Rita:

  • Movimente-se: ficar sentado ou deitado por longos períodos (como em viagens de avião ou carro) diminui o fluxo sanguíneo nas pernas. Levante-se e ande a cada uma ou duas horas.
  • Hidrate-se: beba bastante água, isso ajuda a manter o sangue mais fluido. Além disso, a desidratação pode deixar o sangue do paciente mais espesso, facilitando a formação de coágulos.
  • Evite fumar: o tabagismo danifica os vasos sanguíneos e torna o sangue mais propenso a coagular.
  • Gerencie seu peso: a obesidade aumenta a pressão nas veias das pernas e pélvis. Manter um peso saudável é uma excelente medida preventiva.
  • Faça exercícios regularmente: a atividade física fortalece a circulação e o coração, o que ajuda a prevenir a formação de coágulos.

Hospital Santa Rita

No Santa Rita, a prevenção da trombose em pacientes internados é uma prioridade, especialmente para aqueles submetidos a cirurgias, com mobilidade reduzida ou em tratamento intensivo.

“Os pacientes internados do Hospital são incentivados a sair da cama e andar o mais rápido possível após uma cirurgia ou doença”, ressalta o médico. Além disso, o uso de meias de compressão elásticas é recomendado, pois elas exercem pressão gradual nas pernas e isso melhora a circulação sanguínea e evita o acúmulo de sangue.

Para pacientes de alto risco, podem ser prescritos medicamentos que ajudam a diluir o sangue e prevenir a formação de coágulos. Essas medidas são cruciais para garantir a segurança dos pacientes e reduzir o risco de complicações graves.

Atendimento de excelência

Nas unidades do Centro Médico do Hospital Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, é possível fazer o acompanhamento de rotina e realizar exames. Os profissionais da instituição oferecem uma abordagem individualizada, considerando o risco cardiovascular global de cada paciente e não apenas os níveis de colesterol. 

Além disso, para atendimento de urgência, o Pronto Atendimento do Santa Rita, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, também está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Agendamentos

Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected]

Endereços:

  • Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
  • Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8º andar, Bela Vista, São Paulo/SP
Compartilhe este post

Últimos artigos

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia,…