Atendimento 24h

11

5908-6000

Vacinação protege contra doenças e salva vidas

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças que ocorriam no passado e que até pouco tempo só ouvíamos falar.

Nos últimos anos, entretanto, a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo, aumentando o risco dessas doenças voltarem. A campanha da vacinação contra sarampo e poliomielite, por exemplo, que terminou no dia 31 de agosto, atingiu 80% do público alvo – 11,2 milhões de crianças de 0 a 5 anos incompletos. A meta era atingir 95% dessas crianças. Por isso vale reforçar que a vacinação não apenas protege contra doenças, mas salva vidas.

São as vacinas que criam anticorpos para que, em um eventual contato com a doença, nosso organismo se proteja. Eventuais reações, como febre e dor local podem ocorrer após a aplicação, mas o Ministério da Saúde reforça que os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias.

O Ministério da Saúde criou, inclusive, um serviço em que usuários podem checar informações sobre vacinas e saúde pelo WhatsApp. Basta que adicione o número (61) 99289-4640 a seus contatos e enviar um link, informações ou foto para verificação. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo é apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é fake news ou não.

Fonte: Ministério da Saúde: www.portalms.saude.gov.br; Fiocruz (www.fiocruz.br)

Compartilhe este post

Últimos artigos

Celebrado em 1ª de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão tem o…

Estreia da nova série do Santa Rita traz as respostas para as perguntas enviadas pelos…

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença mata cerca de 1 milhão de pessoas…